O STUDIO

O STUDIO

domingo, 11 de setembro de 2011

PILATES X HÉRNIA DE DISCO

É cada vez mais comum o aparecimento de dor na coluna antes dos 30 anos, algo que antes se dizia doença da idade mais avançada hoje ataca até mesmo jovens adolescentes e crianças.

Existem 6 possíveis origens da patologia:
1.       Trauma: uma queda ou acidente.
2.      Congênito ou Hereditário: a criança já nasce com desvios ou deformidades ou terá grande chance de obtê-los ao passar dos anos.
3.      Má Postura: musculatura fraca, maus hábitos ao sentar, carregar bolsa ou mochila somente em um ombro, executar atividades diária de forma errônea, todos estes fatores sobrecarregam a coluna.
4.      DORT/LER: Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e Lesões por Esforço Repetitivo.
5.      Degeneração: comum na idade mais avançada a degeneração e desidratação dos discos, artrites e artroses.
6.      Fatores de risco: obesidade, fumar e sedentarismo.

PATOLOGIAS:
#  Alteração Postural: se uma ou outra curvatura se acentua, os desequilíbrios musculares vão aparecendo. Quando a curvatura torácica está muito acentuda, chamamos de CIFOSE e normalmente vem acompanhada da LORDOSE CERVICAL (acentuada curvatura no pescoço). Você pode experimentar no seu próprio corpo para entender, sente bem largado e deixe aumentar a curvatura das costas e verá que sua cabeça irá ser projetada à frente e ela estará ligeiramente inclinada para baixo. Para poder olhar para frente você terá que aumentar a curvatura do pescoço como uma forma de compensação. Quando o aumento acontece na região lombar dá-se o nome de LORDOSE LOMBAR e este tipo de problema é comum ser acompanhado de flacides abdominal. Pessoas magras com barriga proeminente costumam sofrer deste problema, a simples  reoganização da coluna através de exercícios respiratórios poderá corrigir a Lordose, diminuindo assim a dor lombar e instantaneamente acabar com aquela “barriguinha chata”. Os desvios laterais são chamados de ESCOLIOSE que também podem vir acompanhados de rotação das vértebras. Existe ainda a RETIFICAÇÃO da coluna, que é quando uma ou mais curvaturas vão sendo diminuidas chegando a deixar de existir. Em todos estes casos há um desequilíbrio múscular e tendem a causar dor.

# Hérnia de disco: é muito comum acontecer devido aos abusos diários na coluna como carregar muito peso em posições não favoráveis causando o prensamento ou deslizamento dos discos intravertebrais. Uma protusão significa que o seu disco já está começando a ser empurrado para fora do alinhamento da coluna. É chamado de Hérnia de disco quando o anel fibroso é rompido.
É importante entender que, quando uma protusão ou hérnia não está prensando o nervo, não existe dor. Segundo pesquisa, 50% da população possui hérnia discal e nem imaginam por nunca terem sentido dor, podendo conviver com a Hérnia sem afetar a sua qualidade de vida. Como corpo tem uma infinita capacidade de cura ele consegue na maioria dos casos reabsorver a hérnia, mas para isso é indispensável que se tenha hábitos de alimentação saudável, bom descanso e que NÃO FUME. Se esta hérnia aconteceu devido a um movimento errôneo, e você o repete diariamente, enquanto esse movimento não for corrigido não importa o tratamento, o problema vai continuar aparecendo. A cirurgia só é feita em último caso, é uma exceção. Quem faz uma cirurgia e funde duas vértebras para que o disco pare de ser pressionado, caso o movimento seja continuamente executado de forma errada, você passará a estressar e machucar o próximo nível, e uma nova hérnia irá aparecer, sendo muito comum após a primeira cirurgia acontecer a segunda e a terceira nos níveis acima e a baixo.
#  Degeneração, artrite e artoses: eu costumo dizer o seguinte, o corpo é muito inteligente, se uma articulação não está sendo utilizada, a primeira reação será a de economia; o corpo não vai continuar mandando nutrientes a esta articulação, por isso os discos começam a desidratar e diminuir de espessura. Vai se formando um tecido fibroso nessa região, dificultando a movimentação até que em casos bem avançados haja a fusão das vértebras. Esta degeneração do disco pode acontecer a qualquer idade, e devido aos novos hábitos adquiridos na civilização moderna onde cada vez mais permanecemos sentados, tanto no trabalho como em casa desde a infância. A degeneração não acompanha dor necessariamente, você pode ter uma vida livre de dores caso sua musculatura não esteja comprometida ou não haja inflamação no local. As artroses oriundas de doença reumatóide costumam atacar várias articulações ao mesmo tempo, onde o tecido fibroso devido a inflamação vai deformando os ossos. Um dos sintomas mais comuns deste tipo de problema, é acordar com o corpo travado, parece que ele está enferrujado, as articulações estão rígidas e doloridas… e após um tempo vão voltando a se movimentar, principalmente após um banho quente.
#  Inflamações ou ALGIAS: lombalgia (lombar), cervicalgia (cervical), ciatalgia (nervo ciático), etc… são inflamações do tecido mole (músculos, ligamentos e/ou nervos). É comum sentir a região dolorida mais aquecida ou com vermelhidão; o músculo costuma estar tenso e encurtado e ele vai rejeitar qualquer tentativa de alongamento. Tratamento com gelo e/ou compressa quente poderá trazer alívio e não deverá passar de 15 minutos.
# Espondite Anquilosante (mais comum na articulação sacroilíaca-enrijecimento da coluna), Espondilólise e Espondilolistese(escorregamento/deslizamento da vértebra fora do eixo da coluna), Estenose (estreitamento do canal medular) e outros: são patologias que alteram a formação óssea, provocando instabilidade e limitação de movimento.
#  É muito comum acontecer a combinação de duas ou mais patologias acima citadas.
TRATAMENTO
Em primeiro lugar sempre procure um médico. É indispensável um exame detalhado para saber se há limitações e precauções a serem tomadas antes de praticar qualquer atividade física. Normalmente ele irá pedir uma radiografia em alguns casos uma tomagrafia ou ressonância magnética para poder diagnosticar corretamente além de fazer uma avaliação dos movimentos.
Somente após autorização médica você deverá começar qualquer atividade.
O Pilates
Fundamentalmente o Pilates irá:
#  descomprimir os espaços intravertebrais através da conexão dos músculos responsáveis pela respiração, de forma a reorganizar a coluna num alongamento axial (topo da cabeça em direção ao teto);
#  contribuir para o fortalecimento abdominal;
#  melhorar a mobilidade da coluna para que todas as articulações (vértebras) passem a se movimentar e mantenham-se saudáveis;
#  melhorar a flexibilidade do flexor do quadril e musculatura posterior da coxa (principais causadores do estresse e sobrecarga da musculatura da lombar);
#  fazer a correção postural e reeducação do movimento. 
Como toda a prática de atividade física, o Pilates provoca uma descarga de endorfina no sangue produzindo uma sensação de bem estar e relaxamento, além de melhorar a circulação sangüínea e melhorar a auto-estima.
Lembre-se, de somente fazer aulas com um profissional habilitado e que tenha profundo conhecimento das patologias da coluna.
Esse trabalho deverá respeitar suas limitações e deverá ser gradual, é importante que a ênfase do início das aulas seja a mobilização. Mostrar ao corpo que movimentar faz bem, e se for corretamente executado não causará dor . Por isso não deverá haver sobrecarga, e sim auxílio. Tudo será leve e executado na posição horizontal, com a coluna apoiada e sem a ação da gravidade. Muito cuidado com o trabalho de flexibilidade , atenção para o seu limite de conforto, se o corpo sentir dor ele vai reagir e vai contrair, se protegendo contra esta dor e você não vai querer tentar forçar para evitar um agravamento da lesão.
Existem várias pesquisas científicas em andamento sobre os benefícios do Pilates para tratamento de coluna. Sabe-se que, mesmo em casos de necessidade de cirurgia, o fato de começar a praticar antes da cirurgia há um aceleramento no período de recuperação, podendo em alguns casos evitar a necessidade da cirurgia.
PONTOS IMPORTANTES:
#  Para evitar a dor de coluna, você deve manter seu corpo flexível e coordenado; um corpo forte, inteligente e equilibrado não só evita lesões como melhora a qualidade de vida em termos de se sentir bem consigo mesmo, aumentando a disposição e a auto-estima.  
#  Sentar corretamente (sobre os ísquios com a costas apoiadas, joelhos ligeiramente à cima do nível do quadril e com o tronco ereto); diminuir o estresse dos ombros quando trabalha, dirige ou carrega peso (quem tem que fazer força são os braços e não os ombros); manter a coluna móvel e flexível (não fique mais do que 40 minutos na mesma posição, se estiver sentado, levanta e faça um pequeno alongamento). 
#   Tudo isso é trabalhado no Pilates através de movimentos dinâmicos e fluidos, de forma que você possa transferir os movimentos para o seu dia a dia com muita facilidade.
#  O mais importante é não parar de fazer aula ou interromper o tratamento só porque está se sentindo melhor. Na verdade, é neste período que você deveria se dedicar mais, pois quando o corpo está em crise de dor, ele não consegue se movimentar livremente e o trabalho de fortalecimento fica comprometido.
#  Não desista!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário